Nossa ligação com a Roma Antiga é muito maior do que podemos assumir… apesar dela parecer tão distante de nossa sociedade! Fora a nossa língua portuguesa que se fundamenta no Latim, os nossos costumes e muitas de nossas tradições, gestos vem se repetindo por mais de 2.000 anos sem que percebamos todos esses sinais. Assim, nossos feriados, nossas festas como o Natal e como o Ano Novo se repetem e até nossa maneira de contar o tempo segue aquela estabelecida em Roma em 46 aC pelo Imperador Julio Cesar..

Em Janeiro de 2019 o IPHARJ e o Museu da Humanidade celebram seus 29 anos de fundação e a partir desse ano instituímos no calendário institucional o que chamaremos de IPHARJ FESTIVAL. Desde 2009 fazemos eventos assim, mas não no formato de FESTIVAL.  Assim, dessa vez iremos homenagear a cultura da Antiga Roma de uma forma vibrante e envolvente incluindo dança, teatro, lutas, performances, venda de produtos e alta gastronomia exótica e nosso forte que é a difusão do Conhecimento.

Também vamos fazer uma homenagem e mostrar o trabalho dedicado e sistemático do Arqueólogo Brasileiro Carlos Alberto Sertã que dedicou toda sua vida ao estudo de Pompéia e da Roma Antiga, mas faleceu logo após o incêndio do Museu Nacional.

ROMA CULT FESTIVAL então irá trazer para o Rio de Janeiro do século XXI as formas, os sons, os sabores, os aromas, os gestos, a estética, a arte e a cultura material desse povo que deixou impresso no nosso DNA e nas nossas memórias afetivas as lembranças dos tempos imemoriais de quando todos os caminhos levavam à Grande Roma.

Assim no dia 09 de Fevereiro (sábado) a partir das 13 h será dia de gente bonita se vestir de Romanos e viverem ROMA o dia todo, promovendo uma série de atividades lúdicas, degustação de iguarias e uma infinidade de entretenimentos.

O evento começará as 13:00 h e terminará até as sacerdotisas de Bacus fecharem a programação e se recolherem.

13 h Abertura do evento e apresentação das atividades do Roma Cult Festival e dos Expositores
13:30 h Prantium: Inicio do serviço de almoço disponibilizado nas tabernas:

1) na Taberna Thermopolium com iguarias do Chef de Cuisine Luciano Alves

2) na Taberna Attiorum com iguarias do Chef de Cuisine Roberto Steinberger

3) na Taberna Proculi, o serviço de bebidas de Arafat Santos oferecendo o Hidromel Romano feito para o evento e o Vinho do Barril

14:30 h Palestra-Oficina sobre a Cerâmica da Arqueologia Clássica e Mãos na Massa… construindo Lamparinas e gutus na prática
15:40 h Performance da atriz …..   declamando a VIII Ode Pítica de Pindaro junto ao Performers
15:55 h Dança da Roma Antiga com o GRUPO TALARIUM – Danças Antigas
16:10 h Inauguração da Exposição SOB A SOMBRA DO VESUVIO e homenagem ao Prof Carlos Alberto Sertã
16:40 h Entrega dos Prêmios IPHARJ 29 ANOS aos principais colaboradores do ano de 2017-8.
17:00 h Visita e apresentação dos stands de vendas:

1) de artesanato em ferro e couro da Forja Ilmarinen

2) de réplicas de peças romanas com Alex Rocha

3) de Hidromel Romano (Reserva Especial) preparado especificamente para o evento do IPHARJ  por Hidromel do Barril

17:40 h Dança da Roma Antiga com o GRUPO TALARIUM – Danças Antigas
18 h Conferência “ Vida e Morte em Pompeia e Herculano “
“Armas de Guerra do Exército Romano”, com a Forja Ilmarinen – Apresentação de Combate com o grupo de reconstrução FORN SED
19  h Som e Luz com Performance e declamação do ator ….   interpretando o texto de Plínio, o Jovem contando sobre a erupção do vulcão Vesúvio
19:40 h Dança das Bacantes da Roma Antiga com o GRUPO TALARIUM – Danças Antigas
20 h Encerramento do evento
ROMA CULT FESTIVAL é o primeiro Festival temático no qual a dança, o teatro, a performance, as lutas de gladiadores, os sabores ancestrais e as artes da milenar cultura Romana estarão presentes de forma à conduzir o participante a entender e a apreender mais e mais dessas pessoas que ha pouco tempo atras já faziam os gestos e falavam as coisas que hoje repetimos.
Começando as 13 h, o festival seguirá até a chegada das Sacerdotisas de Bacus que encerrarão as celebrações !
ROMA CULT FESTIVAL !
“NÃO VEJA SOMENTE O FILME ! VIVA ROMA !!!

 

SERVIÇO

Reserve e garanta seu passaporte para o ROMA CULT FESTIVAL enviando email para ipharj64@gmail.com.   O passaporte lhe dará direito a participar das atividades culturais oferecidas pelo evento.

Mas, adquira seu passaporte antes pois não disponibilizaremos o passaporte no dia.

Envie-nos uma mensagem, tire todas suas dúvidas e como dicas de como chegar ao Museu da Humanidade.

O endereço é Av. Chrisostomo Pimentel de Oliveira 443, B1, Cep 21 645521 Bairro de Anchieta, Rio, RJ

O bairro tem acesso por Metro , trens metropolitanos ( ramal Japeri)  e ônibus. Estacionamento na lateral do prédio.

Se for de Uber, saiba os valores médios da corrida : Centro (  52 reais), Barra ( 58 reais), Copacabana ( 63 reais), Itaboraí ( 121 reais), Sepetiba ( 81 reais) , Tijuca, Maracana  ( 50 reais), Itaguai ( 93 reais), Ilha do Governador ( 35 reais )