Foi em 21 de Janeiro de 1990, que um grupo de arqueólogos, museólogos, geógrafos e outros profissionais se reuniram e criaram uma instituição cultural e científica, privada e sem fins lucrativos, voltada para a Arqueologia e o Patrimônio Cultural. O tempo passou… Muitos eventos e conquistas (seminários, eventos, exposições e publicações) foram realizados nesse longo período de 26 anos, mas seus resultados divulgados de forma tímida por inexistência de um mecanismo como a Internet que hoje nos permite informação total em tempo real.

Chegamos então a mais de um quarto de século, promovendo atividades culturais e cientificas, reunindo pessoas e pesquisadores do Brasil e do Mundo sempre contando com o encorajamento dos amigos e colaboradores. Infelizmente, nunca tivemos o apoio financeiro do Governo e nem de empresas, mas esse não foi motivo para que desistíssemos de nossas missões e, em especial, colaborar com a preservação do Patrimônio Cultural.

O tempo parece que não passou, pois tudo que foi feito foi com o mais ABSOLUTO AMOR E RESPEITO pelo Patrimônio e pelo passado, e eles nos recompensaram com vitalidade e forças para seguir adiante.